
Relacionamentos são inevitáveis. Sejam eles saudáveis ou venenosos. Em um mundo cada vez mais tecnológico, onde 140 caracteres podem definir sua condição atual, é impressionante como os relacionamentos são tratados como lixo de banheiro. Causa-lhes náuseas o só referir/sentir.
Alguns dizem que isso pode ser devido ao sentimento de autossuficiência que atinge até aqueles que não são independentes. Pensando dessa forma, chego à conclusão que outros sentimentos podem ser a causa dessa aparente autossuficiência.
1.Egoísmo
O egoísta se engana em pensar que não está ferindo o outro. Pelo contrário, além de estar ferindo o outro, está ferindo a si próprio. O egoísmo é um sentimento que põe abaixo qualquer tipo de relacionamento. Um marido que não suporta ver sua esposa tendo mais conhecimento intelectual do que ele, indiretamente, acaba não querendo amadurecer com ela. Prefere permanecer apático do que alegrar-se. Uma mãe que não para de tratar o filho como "filhinho da mamãe" para que se torne o esposo e pai exemplar, está dizendo que ele nunca poderá ser feliz no casamento como era quando morava com ela na infância. Prefere permanecer inconveniente a ser querida.
2.Inveja
Como certa vez li em um livro, "O invejoso não quer aquilo que você tem. O que ele quer é que você não tenha." Ou seja, a alegria de uns é o veneno para outros. Há pessoas que não suportam ver uma demonstração de afeto na rua, no telefone e até mesmo na rede social. Para essas, a inveja vem mascarada com pensamentos do tipo "Que coisa melosa", "Nunca faria isso com meu/minha namorado/namorada", "Acho uma falta de vergonha e um uso indevido da internet esse tipo de comportamento" entre outros. Na cabeça do invejoso, o invejado é um ser criado para azucrinar sua vida com alegria e felicidade.
3.Mentira
Sei que a mentira não é um sentimento, mas sim uma condição. No entanto, me refiro ao comportamento de mentir. Para alguns, uma mesma mentira contada várias vezes terá a aparência de "verdade" para eles. Mentem para se parecer com alguém. Mais uma vez, é um tipo de máscara. Pessoas que preferem contar que estão doentes do que informar que perderam a hora do transporte para irem até o trabalho. Filhos que são bebês na frente dos pais/responsáveis e bobos pelas suas costas. Creio que um dos piores equívocos que um mentiroso pode cometer é achar que sua mentira nunca será descoberta. Não se engane. Palavras só são coerentes com comportamentos. Não adianta você dizer que ama seus avós se não fala com eles há mais de um ano. Não adianta você ser "crente" quando sua mãe está presente, mas agir como cretino(a) na rede social.
4.Maledicência
Também outro comportamento, e não um sentimento. O comportamento caracterizado por difamar, detratar o outro. Creio que esse comportamento é mais derivado do item 1 e 3. Relacionamentos só podem ser construídos com comunicação. Não existe nada pior do que você ser acusado por algo que não falou. Na verdade, não é nem ser acusado. É ser condenado, sem ter nenhum direito à defesa. O maldizente espera apenas uma palavra fora do lugar para sentenciar, se possível, à morte aquele/aquela que fala. O maldizente pode até ouvir o que você diz, mas só até o ponto em que (assim ele acha) você pronunciar a palavra ou expressão que faltava para começar o júri condenatório. Não se engane. O maldizente não admitirá você adverti-lo, recriminá-lo ou corrigi-lo quando ele estiver errado. Na cabeça dele/dela, sua atitude será sempre de estragar o momento "feliz" que ele/ela está passando.
Creio que a condição de sentir autossuficiência que impera em muitos corações é causado por esses sentimentos. Comportamentos que provêm não apenas da educação obtida em casa, mas que já nasce com o indivíduo e que se não for "tratada" como se deve, fará que a pessoa autossuficiente atraia outros autossuficientes, mas não com o intuito de somar com ela, mas sim de ver o reflexo dela no outro. Na teologia cristã, sentimentos desse tipo são chamados de pecados. E pecados têm de ser expurgados/lavados em Uma Pessoa. Enquanto assim não for, mesmo aqueles que se dizem cristãos, irão agir como lobos em peles de ovelhas, camaleões que se camuflam na selva-mundo, servindo apenas como fantoches do mal.